Primer Acrilex

Composto por resinas acrílicas, pigmentos anti-corrosivos, conservantes e outros componentes, este primer tem como primeiro objetivo proteger superfícies metálicas da corrosão. Mas também serve como base de pintura para praticamente todos os materiais, como plásticos, vidros, etc. E não somente par tintas acrílicas, mas para outros tipo de tinta também. Mas recomendo sempre um teste antes de aplicar no kit ou modelo.

Vem em embalagens de 100 ml, o que é suficiente para muitos kits. Sua aparência é bem brilhante, um líquido bastante espesso e praticamente sem cheiro.

Mas vamos aos detalhes de utilização:

– Diluição: o primer deve usar apenas um solvente: água. E na proporção de uma parte de primer para três partes de água. Misture bem.

– Aerógrafo: procure utilizar um de bico de 0,30 mm ou maior, pois o primer é bem viscoso e tende a entupir o aerógrafo. Entre as aplicações, coloque uma gota de água com o pincel no bico do aerógrafo. Isso evita que o primer seque nesse local, evitando assim o entupimento.

– O kit: prepare o kit para a aplicação dando uma boa lavada com um pincel bem macio e um pouco de detergente, procurando retirar toda oleosidade das superfícies.

– Aplicação: usando entre 10 e 15 psi de pressão, vá aplicando o primer sobre o kit, evitando que ele escorra. Não se preocupe em obter uma cobertura perfeita logo na primeira demão.

– Demãos: aplique duas ou três. Dessa maneira obtém-se um melhor resultado e evita-se que o primer, por ser muito espesso, se acumule a acabe prejudicando detalhes do kit. Deixe secar pelo menos por 30 minutos entre cada demão.

– Aderência: é muito boa e o primer é muito branco. Recomenda-se secagem de 24 horas antes de aplicação de tinta, principalmente se forem à base de óleo ou solvente.

Superfície: aós a aplicação, você vai notar que a superfície ficou um tanto áspera. Assim, a primeira solução que vem à mente é lixa com uma lixa bem fina, msa existe uma outra solução:

– Coador de café: desses de papel, que a sua mãe, ou sua esposa, ou até mesmo você, usam para coar o café em casa. Note que o material do coador possui uma rugosidade característica. Essa rugosidade vai atuar como uma lixa, removendo o excesso do primer e deixando uma superfície bastante lisa. E isso tudo sem o risco de remover o primer do kit.

– Para comprar: o primer é só procurar em papelarias ou casas de produtos para arte e artesanato. Seu preço gira em torno de R$ 6,00, valores de setembro de 2014

As fotos abaixo ilustram a aplicação do primer em um kit. Dúvidas e sugestões, é só deixar nos comentários aí em baixo.

É isso aí.

Fernando Zavarelli