JH-7A Flying Leopard – 1/72 – Trumpeter

O Xian JH-7 é um caça bombardeiro chinês, bimotor e biplace, conhecido como Flying Leopard (leopardo voador). Conhecido como Solha pela OTAN, está em serviço na Marinha e na Força Aérea chinesa. Fez seu primeiro voo em 1988 e entrou em serviço em 1992.

Mas a força Aérea identificou a necessidade de ataque ao solo com mais precisão e capacidade e a partir daí surgiu a versão JH-7A, que tinha uma fuselagem mais leve e mais forte que a versão anterior. Isso permitiu que pudesse carregar até 9 mil quilos em bombas ou então transportar quatro mísseis anti-navio YJ-82.

O JH-7A é equipado com avionicos de última geração, inclusive com mira montada no capacete, radar tipo Doppler e total compatibilidade com mísseis ar-ar e ar-superfície. Toda essa tecnologia foi desenvolvida por empresas chinesas e o Flying Leopard foio primeiro avião chinês totalmente projetado por computadores.

Características:

Tripulação: 2: piloto, operador de armas
Carga útil: 9.000 kg de armamento
Comprimento: 22,32 m
Envergadura: 12,8 m
Peso vazio: 14.500 kg
Peso máximo de decolagem: 28,475 kg
Motores: Xian WS-9 pós-combustão
Velocidade máxima : Mach 1,75 (1.808 km/h)
Raio de combate : 1.759 km
Teto de serviço : 16.000 m

O kit

JH-7A Flying Leopard – 1/72 – Trumpeter

Trumpeter, na escala 1/72, todo baixo relevo, muito bem injetado. Nenhuma peça torta, empenada ou com rebarbas. Um excelente nível de detalhamento e uma quantidade de peças que vai exigir mais atenção de modelistas menos experientes. Porém, se formos comparar com outros kits da marca, os encaixes serão perfeitos dispensando quase que totalmente o uso de massa.

A fuselagem é muito bem detalhada, com muita atenção às linhas do avião real. O cockpit e as demais partes internas, como porões de rodas, também têm um cuidado especial nos detalhes, surpreendendo. Faço apenas uma observação aos motores, que poderiam ser separados em mais algumas peças, principalmente para facilitar a pintura das tubeiras.

Acompanham o kit vários armamentos e tanques auxiliares, que podem ser montados em 11 pilones diferentes, sob as asas e sob a fuselagem. Todos os mísseis e bombas vêm em várias partes, aumentando ainda mais o nível dos detalhes. E nada mais bonito do que um avião dessa categoria totalmente carregado.

O canopie vem em apenas uma parte, muito bem injetado e com uma aparência muito bonita. Acompanham o kit duas pequenas folhas de photoetched com os cintos de segurança dos pilotos. A folha de decal faz apenas uma versão, mas é muito interessante, com uma grande quantidade de stencils, além das marcações e identificações. Vai levar um certo tempo para concluir essa tarefa. Mas para facilitar o trabalho, a Trumpeter envia junto uma folha com todas as indicações dos decais mostradas de maneira simples e clara, bem como o esquema de pintura, que não apresenta nenhuma dificuldade, visto que todo o avião é pintado apenas de uma cor.

O manual de instruções também é bem claro e de fácil leitura, com todas as indicações de pintura necessárias. E na última página encontramos todas as possíveis disposições dos armamentos.

Para finalizar, o JH-7A, nessa escala, surpreende pela quantidade de detalhes e pela qualidade da injeção, o que é comum para a Trumpeter. Acredito que esse seja o único kit disponível no mercado dessa aeronave, oque vai tornar a montagem ainda mais interessante e divertida. Recomendo totalmente.

E para adquirir esse kit, que tem um preço aproximado de R$ 140,00 (junho/16), e outros mais, bastaacessar a loja virtual da SemperFi Hobbies, que gentilmente nos enviou o kit par a produção deste review.

http://www.smperfihobbies.com.br

É isso aí !!!
Fernando Zavarelli