X-Wing – MPC – 1/48

Esse é um kit bastante antigo, e de baixa qualidade. Na ocasião, era um dos únicos disponíveis para os fãs de Star Wars.

Ele chegou às minhas mão já com a montagem iniciada, o que deixou tudo um pouco mais complicado. Também vieram faltando várias peças. Todas as dos trens de pouso não estava no kit. Então a solução foi montá-lo com esses recolhidos. O detalhamento do kit é razoável, e acompanham a figura do piloto e também do R2D2, que permite montar a versão pilotada pelo Luke Skywalker.

Algumas peças estavam bem tortas, e optei por substituir por outros materiais, para um melhor acabamento. Existe muita informação na internet, o que ajudou bastante na montagem e no acabamento do kit. Foi necessária alguma funilaria também para corrigir pequenos defeitos de injeção.

O kit era uma encomenda, e o cliente solicitou que fosse adicionado uma solução para que o kit fosse colocado em um suporte em forma de haste. Para isso adicionei um parafuso na parte de baixo, firmemente fixado para que o modelo pudesse ficar firme em sua base. Também adicionei várias peças, fios e pedaços de plasticard, para melhorar o detalhamento de algumas partes. Também foi necessário adicionar um pouco de peso no nariz, para que o kit ficasse equilibrado. Fiz isso usando chumbadas de pescador e cola branca.

O próximo passo foi terminar a montagem e aplicar o primer. Alguns novos acertos em algumas partes, uma nova demão de primer e um bom pré shade terminaram essa fase e deixaram o kit pronto para a pintura.

Fiz toda a pintura utilizando tintas Acrilex foscas.

Devido à idade, os decais simplesmente esfarelaram na água e a solução foi mascarar e criar um novo padrão na marcação, em vermelho. Depois pintei alguns painéis em dores diferentes, utilizados nos filmes.

A última parte foi fazer o weathering. Cheapping, fiz um leve wash e utilizei giz pastel para os efeitos de fuligem. Depois foi selar com verniz fosco e envia o kit para o cliente.

É isso aí !!!

Fernando Zavarelli